sábado, 18 de janeiro de 2014

Livro vs. Filme: Coraline



   Para mim, Coraline é a minha "Alice Dark". Sempre gostei da Alice do país das maravilhas, mas um puro "país do nada" criado por um ser em que quer roubar os seus olhos e por botões no lugar sempre foi um pouco mais interessante e assim finalmente comprei uma edição do livro do Neil Gaiman, quando abri o pacote tive a surpresa de encontrar uma edição em inglês. Depois percebi o por que do preço tão barato. Mas que comecemos, então.

Primeira ilustração do livro
Sinopse:
   No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua
 curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento ‘vazio’ no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus “outros” pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.


O LIVRO:
  Coraline foi o primeiro livro de Neil Gaiman escrito para o público juvenil, mas não deixou a desejar em nenhum momento, com sua bela narrativa e a carismática protagonista.
   Devo dizer que a história é de dar calafrios em certos momentos e as ilustrações de Dave McKean, que já trabalhou com Gaiman em Sinal e Ruído e Mr. Punch, são belas mesmo sendo apenas preto e branco, mostram que o trabalho não é apenas para um público jovem, mas para adultos também se fascinarem.
Uma das ilustrações que eu mais gostei.
   A maioria aqui já sabe que eu gosto muito do Neil Gaiman e até esta edição, eu apenas lera ediçoes brasileiras, mas mesmo com este empecilho, não senti muitas dificuldades de ver o grande autor que ele é. Sua narrativa é rápida, o livro por assim dizer é cur

to, pequeno, mas perfeito para ser saboreado (haha).
   Agora falando dos personagens, durante a história não são muitos que enchem as páginas. Na maioria das vezes, nos vemos sozinhos com Coraline e "seu" gato sem nome que diz não precisar ter um nome e quando não, vemos a mesma enfrentando a Outra Mãe, mas a garota se vê no centro de vários adultos e a maioria, os seus verdadeiros pais, nem ao menos a querem por perto.
   A parte totalmente irreal, isto é, que uma criança talvez nunca teria dado continuação se fosse real, é a naturalidade que Coraline agiu com a Outra mãe quando a viu pela primeira vez. Ela diz que a mesma tem o mesmo corpo e também voz, tendo como diferença os olhos que eram botões, este pequeno detalhe já teria feito com que qualquer um nem ao menos tocasse na comida que ela fazia ou parasse para escutar a sua explicação: "Oh, Coraline, eu sou a sua Outra Mãe", mas também se não ocorresse, não haveria história a ser contada. 
   E há outro ponto muito interessante, em todo o decorrer do livro, Coraline apresenta um extinto de curiosidade e exploração caçando as respostas para os seus porquês e ondes, e talvez seja por isso que não entendi tanto o porque de Coraline mesmo dando de cara com sua Outra Mãe continuou ali, por que quando crescemos perdemos um pouco deste sentido de exploração, de querer perguntar "Por quê?".

O FILME:
   O mesmo é tão fiel e infiel ao livro como qualquer outra adaptação. Houve cortes e acréscimos. Para quem viu, há personagens como o vizinho Wybie e sua avó que não surgem uma uanica vez no livro ou a parte sobre a boneca idêntica a protagonista, mas fora isso, o filme é tão bom quanto, mas como sempre, se não leu, leia.
   Ambas se encontram naquele conflito de ter que ir atrás dos pais e acabar com a Outra Mãe, mas o livro não é apenas isso, não é apenas sobre uma garota que se sente obrigada a terminar o que começou, mas é sobre uma garota que passa dias em casa, sozinha, esperando os pais que não voltariam e que assim, tem de encontrar uma coragem que achava não ter e assim passar por desafios impossíveis que apenas Gaiman poderia criar.
   Algo que não gosto tanto no livro e que devo achar que o filme se superou foi o design dos personagens, as ilustrações como disse são muito bonitas, mas teve algumas que pareceu me mostrar uma Coraline muito mais velha do que deveria ser. E o modo como no filme foi mostrado todo o lugar, a neblina e toda a escuridão, o próprio gato com suas peculiaridades e a luta final me cativaram demais. 

CONCLUSÕES:
   Sou um fã do filme, principalmente pelo diretor ser o mesmo de O Estranho Mundo de Jack, mas também por todo o ambiente criado com um toque de originalidade, mas podendo escolher entre um deles, prefiro o livro, por obviamente, ser mais completo, mais uma das obras-primas de Gaiman. 
   Ainda há a HQ que tenho planos de ler, a mesma foi feita em 2008. Abaixo deixo algumas fotos de capas (a minha, por sinal, é a primeira da segunda coluna) e mais uma foto da HQ.
Uma das ediçoes em HQ feita por P. Craig Russel

Um comentário:

  1. Amei a resenha, quero ler esse livro!
    http://coisasdegabiz.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir