domingo, 19 de janeiro de 2014

Deixe a neve cair



   Deixe a neve cair. Demorei mais para ler este livro o que imaginei. Gostaria de me focar em uma boa introdução, para deixá-los ligados, mas não posso, pois não é apenas um livro, uma historia, um protagonista, são três autores, três contos, protagonistas diversos tendo em comum apenas um Natal louco. Então, vamos direto ao ponto, sem rodeios.

O EXPRESSO JUBILEU
-  MAUREEN JOHNSON


   Então, por onde começar. Claro. Jubileu. O mesmo tem como significado ser uma festa típica judaica (Levítico 25), realizada a cada cinquenta anos e júbilo seria alegria. Neste ponto você já entende o por que de Jubileu ter um pouco de vergonha do nome, por que pelo que parece, não é legal atrair perguntas, mas Jubileu não recebeu este nome por que seus pais são judáicos ou por que ela parecia radiante de alegria quando nasceu, pelo contrário, por que eles são viciados em uma cidade de Natal e a mesma tem o grande Salão Jubileu e devido a esta mesma cidade, a protagonista se encontra em um caos.
   Maureen Johnson inicia um pequeno conto e te leva para um mundo com um namorado perfeito, uma garota normal, uma cidade desconhecida e um trem caótico e de inicio você pensa: "Para onde ela pretende me levar?", por que de inicio nada faz sentido.
   Com sua escrita descontraida com diversas piadas adolescentes, Maureen consegue fazer com que o leitor termine a história cativado pela protagonista, com um sorriso no rosto e rindo de como a jovem Jubileu se sente e pensa sobre tudo a sua volta.
   Seus personagens não são tão bem estruturados, principalmnete pelo conto ter apenas 109 páginas, mas todos eles tem suas peculiaridades, transformando a pequena história em algo muito interessante de ser lido.
   Minhas conclusoes finais sobre este é: Quero um pouco mais de Maureen Johnson.

O MILAGRE DA TORCIDA DE NATAL
- JOHN GREEN

   Então, como sempre, você lê John Green e pensa "Chorarei", mas neste em questão, não. Todo o livro é uma história de causas e consequencias muito bem bolada e neste conto em questão, nosso autor Verde não teve tanto tempo para desenvolver os personagens e fazer alguem sofrer, de vez em quando, o leitor.
   Mas mesmo não tendo expandido tanto a história, o mesmo faz uso do mesmo estilo de história que é famoso por, um garoto apaixonado, a garota pelo qual ele esta caidinho e o amigo engraçado. Só que como sempre, eu não fui muito com a cara do menino engraçado.
   A história ocorre paralelamente com O Expresso Jubileu, enquanto a doce Jubileu tenta encontrar um caminho para fora do trem, Tobin, Duke e JP estão assistindo uma maratona de filmes do James Bond. E quando a mesma é seguida pela "manada" de líderes de torcida, os três personagens recebem uma ligação de que eles tem que ir até o local e dar emcima das líderes de torcida e claro, eles tem que levar o jogo Twist. 
   O detalhe é que Duke é uma garota, mas mesmo preferindo ficar, ela vai com eles e então começa uma das noites mais loucas da vida deles e também, uma das melhores.
   John Green mesmo não podendo desenvolver tanto a história nas suas (cerca de) 75 páginas, o mesmo consegue deixar aquela lição de moral basica sobre não perseguir apenas finais felizes, mas também curtir um meio feliz, agora, parece confuso, mas faz bastante sentido ao ler este belo conto.

O SANTO PADROEIRO DOS PORCOS
- LAUREEN MYRACLE

   O próprio nome da autora já te faz pensar que a sua parte, será o milagre de natal, mas não. O início da história se inicia no Natal e termina no dia seguinte.
   Nos deparamos com uma personagem mencionada poucas vezes nos outros dois contos, Addie, namorada/ex do garoto que ficou preso no trem do primeiro conto. A mesma está passando pelo momento "Me odeio. Terminei o namoro. O que será de mim?" devido a complicaçoes de tempo e atraso, mas isso você entende lendo.
    De início eu odiei a personagem, ela apenas parecia se lamentar e seu egoísmo irritava, mas com o desenvolver, ela evoluiu e se mostrou uma personagem diferente da inicial.
   O conto me deixou bem "não vou ler agora, ta chato" no primeiro capítulo, mas ao ligar aos outros contos me deu vontade de ler e rapidamente já havia terminado, chegando no último capítulo, em que você se depara com todos os protagonistas naquela tipica cena "- Mas isso aconteceu comigo... -Calma ai, eu tava lá!".

Algumas capas

   Então, não quis me prolongar demais com o último conto, por que ele revela demais. 
   O último livro de contos que li foi Coisas Frágeis e também O ùltimo adeus de Sherlock Holmes e Outras histórias, e em ambos, as histórias não são ligadas dessa forma ou se são, bem pouco e todas feitas pelo mesmo autor, logo, não posso compará-las, pois Deixe a neve cair é muito diferente de qualquer livro que li, até mesmo de Will&Will, pois tem uma pegada diferente, cada um escreveu um pequeno fragmento de um grande milagre de Natal, enquanto Will&Will é quase como uma mesma história de pontos de vistas e vidas diferentes, o que difere em certos pontos, mas recomendo totalmente, não pelo John Verde, mas por ser um bom livro que te faz querer ser Natal (apesar que o Natal não é apenas uma data, é um estado de espírito - haha - vocês entenderão).

So, just...
                                                                                                                   Let it snow.


Nenhum comentário:

Postar um comentário