segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Leia se for conveniente, se não for, leia assim mesmo -SH


   Neste fim de semana, terminei mais um livro de Sir Arthur Conan Doyle, Vale do Terror da edição L&PM e como sempre, Sherlock Holmes me cativou com sua personalidade, assim como John Watson, então por isso, estou aqui para mostrar as minhas conclusões sobre o livro Vale do Terror, entre outros que pude ler, como O cão dos Baskerville, O signo dos quatro, Um estudo em vermelho e ainda poder falar um pouco sobre os Sherlocks da atualidade que nos rodeiam nas séries e filmes.


  LIVROS:
  O famoso detetive consultor e por regra único, Sherlock Holmes, foi criado por Sir Arthur Conan Doyle com base de inspiração em um professor muito singular que tivera. 
   Holmes e Watson tiveram diversas aventuras, a primeira sendo Um estudo em vermelho e mesmo com a sua morte, o famoso herói voltou dos mortos através de um plano astuto e voltou para Londres para assim continuar a solucionar todos os tipos de casos.
   Vale do terror é um livro muito intrigante, pois assim como os detetives dizem durante todo o início o mesmo é muito singular pelo local onde ocorreu, o corpo deformado, entre outras diversas características. 
   Nos livros principais de Conan Doyle, pelo menos neste, em Um estudo em vermelho e em O signo dos quatro, o autor usa uma tática bem interessante. Inicia a sua história com como Sherlock chegou na sua conclusão, passa para uma segunda parte em que conta a história da vítima ou do vilão e termina o epílogo como o "pós-caso", deixando o leitor a par de todo o raciocinio logico de Holmes, podendo fazer suas próprias conclusoes e depois vendo a resposta em algumas páginas.
Ele seria um ótimo Watson
   Mas o interessante do livro não é apenas o backgroud (que não deixa de ser importante), o caso, mas os personagens. Vítimas guardando segredos, vilões em potencial, mas principalmente Sherlock e seu parceiro, Watson, que são totalmente diferentes e acabam por se juntar por ocasiões que prefiro não colocar aqui. 
   Sherlock é uma pessoa incomum com conhecimento desconhecido, isto é, ele pode saber todas as ruas e rotas de fuga possíveis de Londres, mas não saber de que a Terra gira em torno do Sol. Seu método lógico em momentos parece o mais simples possível, mas na verdade, chega a ser inumano como ele chega nos pormenores apenas por dedução.
    Watson é doutor e assim biógrafo de Holmes, na verdade, um romancista das suas aventuras. Um homem com cicatrizes de guerra ao acaso encontra um homem distinto o tornando um grande amigo no primeiro caso.
    E claro, os vilões. Moriary, provavelmente, é um dos meus vilões preferidos não apenas de Sherlock, mas entre todos que já tive o prazer ou infortúnio de me deparar. Ele é como Sherlock, só que trabalha para os demônios, se é que me entendem. A luta entre ambos é muito boa, mas claro, não para por aí, tem vários outros vilões intrigantes. 
   Além dos citados acima ainda há a Mrs. Hudson, Mary, Lestrade, Irene Adler, entre outros.

Acho as capas da L&PM muito bonitas
   FILMES:
  Por onde começar? Para alguns, Sherlock Holmes provavelmente teve mais reencarnações que o Doctor de Doctor Who. Em filmes, alguns dos principais foram Basil Rathbone, Christopher Plummer, Robert Downey Jr, entre outros.
   Muitos filmes como O cão dos Barskerville com Basil Rathbone foram fiéis com a obra, mas muitos outros tomaram o seu próprio rumo e mesmo por este detalhe, não deixaram de ter histórias maravilhosas, como A mulher de verde ou Assassinato por decreto (onde encontram Jack, o estripador) e claro, um dos que mais chamam atenção, em que mostram Sherlock e John como crianças, O enigma da Pirâmide.
   Mas existem vários outros, muito bons. Uma lista que encontrei em um blog dizia que alguns dos melhores são: Sherlock Holmes (2009), O cão dos Barskerville (1939), Assassinato por decreto (1979), O xangô de Baker Street (2001), Visões de Sherlock Holmes (1976), O cão dos Baskerville (1959), Sherlock e eu (1988), A vida íntima de Sherlock Holmes (1970), O enigma da pirâmide (1985) e Esse louco me fascina (1970).
   Não gostaria de reclamar da atuação ou roteiro do novo Sherlock Holmes, eu gostei do mesmo. Existem muitas discrepâncias, mas a atuação do Robert é boa, assim como Jude Law e Rachel McAdams, mas acredito que se houvesse um pouco mais da calma e modo louco, mas contido de Holmes visto nos livros, teria ficado muito melhor.
   Não se esqueçam que o Magneto, ou melhor, o Gandalf, isto é, o famoso Ian McKellen fará o papel de um Sherlock aposentado no cinema, já sabem que será mais um filme legen(wait for it)dary na filmografia dele e na de Sherlock Holmes.



   SÉRIES:
   Nos últimos anos, os fãs estão sendo agraciados com uma série estupenda e outra nem tanto. Estou falando de Sherlock e Elementary.
   Jeremy Brett, um dos melhores Sherlock já fez uma série de 1984, hoje em dia, Benedict Cumberbatch e Johnny Lee Miller são os dois que chamam maior atenção.
   A série Sherlock da BBC é uma releitura, fiel até onde pode, com atores muito bons que te cativam desde o primeiro episódio, o grande problema foi o hiato de dois anos que alarmou todos os "sherlockians" com gritos de desespero e diversos posts loucos no tumblr (sim, sou um deles).
   Elementary chegou não muito antes da terceira temporada de Sherlock e em minha opinião, não agradou no momento em que vi John Watson se transformar em Joana Watson. Assim como a série da BBC, a mesma é uma releitura ambientada nos EUA. 
   Não arrumei tempo para ver toda a trama e intriga da mesma, mas vi alguns episódios e imagens que me deixaram tenso. 
   Quando vejo uma série ou filme, sempre tento analisá-la como um filme e como uma adaptação. Elementary, para mim, é uma boa série policial, mas não tão boa adaptação. Então acho que para os fãs dos livros, o melhor que pode fazer é ver a série da BBC, não que Elementary não seja boa. Acho que me entenderam. E claro, deem uma olhada na série com Jeremy Brett que pode ser encontrada legendada na internet.

    Em breve, se quiserem, farei uma enorme resenha de nada mais e nada menos, que Sherlock (BBC) que tem muito a ser listado.
   
   Acho que é isso, formem  suas opiniões, comentem e o de sempre. Espero que tenha sido uma boa leitura.
   E obrigado para quem leu até o fim.


   

Um comentário:

  1. Hey, te indiquei em uma tag lá no meu blog! Dá uma conferida: http://vicioliteral.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir