segunda-feira, 22 de julho de 2013

Resenha #2 Lugar Nenhum


  Já imaginou se houvesse uma linha tênue em que escondesse um mundo cheio de monstros e pessoas estranhas do nosso. Agora, na sua frente uma garota de cabelo vermelho e olhos estranhos poderia estar te encarando e você mal perceberia, por que ela "não existiria", então, talvez você já ou nunca tenha pensado nisso, mas Neil Gaiman pensou e escreveu. 
   Minha meta nessas férias seria de ler sete livros do Neil Gaiman e se surgisse algum mais, eu leria, terminei três, Lugar Nenhum, O oceano no fim do caminho, que já pode ver a resenha aqui e Coisas Frágeis, essa é a resenha de Lugar Nenhum, um dos melhores livros que já li do mesmo.

   Veja a sinopse: Em 'Lugar Nenhum' Neil Gaiman conta a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive uma vida normal em Londres. Tem um bom emprego e vai se casar com a mulher ideal. Uma noite, porém, ele encontra na rua uma misteriosa garota ferida e decide socorrê-la. Depois disso, parecer ter se tornado invisível para todas as outras pessoas. As poucas que notam sua presença não conseguem lembrar exatamente quem ele é. Sem emprego, noiva ou apartamento, é como se Richard não existisse mais. Pelo menos não nessa Londres. Sim, porque existe uma outra - a Londres de Baixo. Constituída de uma espécie de labirinto subterrâneo, entre canais de esgoto e estações de metrô abandonadas, essa outra Londres é povoada por monstros, monges, assassinos, nobres, párias e decaídos - e é para lá que Richard vai.

   Como sempre, Neil Gaiman consegue pegar um personagem de vida comum, adicionar personagens mágicos, deuses e no fim coloca uma pitada de lutas e apreensão e para compesar umas palavras qualqueres e cria um livro fantástico. 
     Lugar nenhum não é do livro que te faz pensar em um culpado em cada página, mas te faz pensar na situação de cada personagem em cada pagina. Temos quatro personagens relativamente importantes, Richard, Door, o Marquês de Carabas e Hunter. Cada personagem tem um missão que quer concluir consigo mesmo, por exemplo, Richard quer saber o que esta acontecendo e voltar para casa. E Neil Gaiman, usa esses personagens com problemas convergentes, os junta e em meio a uma confusão que tem momentos nem o leitor entende (sim, por exemplo a lady Door, eu acho, deveria ter um spin-off, pois você descobre muito sobre ela e ao mesmo tempo nada) cria uma historia que te faz anciar por mais e cria aquela pequena sensação de vazio no estômago, comigo, prefiro fizer que foi no coração, pois o Gaiman, toca o meu coração com suas palavras (haha).
    Sobre o fim, deixa a desejar, mas e um jeito bom, isto é, você ancia por mais, mas não fica zangado pelo o que aconteceu, na minha situação fiz até um meio sorriso de "Neil Gaiman me cativando", pois o mesmo parece saber exatamente o que escrever para chamar a atenção do leitor.
   Recomendo totalmente para pessoas que gostam do gênero de fantasia e até mesmo as pessoas que não leem este gênero. Neil Gaiman é um autor para qualquer idade e qualquer pessoa.  
   Este livro foi seu primeiro romance e não acho que exagero ao dizer que esse livro é um resumo do que pode encontrar em qualquer outro de Gaiman, já li quatro livro deles, todos com temas diferentes, mas com um estilo remotamente semelhante que converge para Lugar Nenhum (bizarro coisas convergirem para Lugar Nenhum, tipo você lendo isso em um blog chamado "Lugar Nenhum no Mundo das Maravilhas haha).
   O livro tem 334 páginas, recomendo a edição especial da editora Conrad, ainda há uma HQ e se não me engano duas séries da BBC, tenho planos de assistir e quando fizer o mesmo, volto para dizê-los o que achei.
    Obrigado, do dono da página e seu anfitrião neste reino, Junno Sena ou Portico para os mais chegados. (haha). E desculpa a demora, viajando. 

2 comentários:

  1. Esse livro tá na minha lista de compras! Tô doida para chegar na Bienal do RJ e poder comprar!
    Gostei do texto!
    Abraços
    Carla
    http://a-terra-magica-dos-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha Entendo. Acho que esse livro é um dos meus preferidos do Gaiman. Deve ler sim. Muito Obrigado e volte sempre! :D

      Excluir