quarta-feira, 17 de julho de 2013

Resenha #1 O Oceano No Fim Do Caminho

  

  Olá para vocês, viajantes do mundo para este lugar sem nome em um país de maravilhas, meu nome é Junno e este é o meu humilde blog e reino (haha). Então, como primeira postagem queria dedicar a mesma a um dos meus escritores preferidos, Neil Gaiman com o seu último livro publicado aqui no Brasil, O oceano no fim do caminho. E de início quero por uma citação dele:

"Livros eram mais confiáveis que pessoas, de qualquer forma"

da página 18 para quem quiser reler estar parte.

   A sinopse é a seguinte: 

   Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.
Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.
   Então, durante o livro embarcamos em uma aventura nas memórias de um homem como menino e sua amiga, Lettie Hempstock. 
   Eu não gosto muito de ler sinopse antes de ler o livro, entao a leio apenas quando termino e nesta, foi uma surpresa quando eu iniciei o livro, pois já havia lido alguns livros de Gaiman, como Lugar Nenhum e os Filhos de Anansi e ambos os protagonistas eram adultos e as histórias eram adultas, mas nesta a visão era de um garoto que em sua infância lia demais e tinha poucos amigos ou quase nenhum.
    Mas esse detalhe não impediu que o livro perdesse a mágica Gaiman, ele em poucos palavras é especial do seu jeito. E recomendo que o saboreiem de forma lenta, mesmo sendo um livro de um pouco mais de 200 páginas. 
    A narrativa é rapida em muitas vezes, mas em outras a riqueza dos detalhes compensa, os personagens são diferentes de sua forma e se complementam, como em todo história deve ser. 



    Sobre o final, para quem leu, é o seguinte (quem não leu pode ler este parágrafo também), o final chega a ser um pouco triste e decepcionante, mas é perfeito para a história. Na maioria dos livros de fantasia a historia tem três partes: 1) Você cai na historia sem saber de nada; 2) Aprende sobre o mundo que está e 3) Termina com um sorriso no rosto, por que entendeu e o personagem fez o que tinha que fazer. Esse como eu disse, é diferente: 1) Você como sem entender nada; 2)Continua sem entender nada, mas pensa estar entendendo e 3) No final você percebe que não entendeu nada. Numa narrativa como essa, o autor não precisa explicar todos os detalhes, por que mesmo que você não entenda, a história se torna legal. Esse é o Neil Gaiman cativando seus leitores.
   Veja o website do livro, que eu amei demais e ainda soube demais algumas obras cinematograficas de Neil Gaiman, clique aqui.
    Não gosto de dar notas, por que é muito relativo, então pararei por aqui. (haha) Espero que tenham gostado e comentem. :P


4 comentários:

  1. Me despertou um interesse de ler Neil Gaiman com sua resenha Junno!
    Aproveito para lhe desejar muito boa sorte com a estreia do seu Blog!
    Seguiiiiiiindo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado haha E sim, leia Neil Gaiman, é muito bom, ainda vou fazer mais algumas resenhas de outros livros dele, comprei vários, então fique ligado haha :D

      Excluir
  2. Eu quero MUITO ler este livro!
    Neil Gaiman, é sem dúvida nenhuma, um dos meus favoritos, desde Coraline!
    Sucesso com o blog!

    Beijo,Beijo
    http://bookandteas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Neil Gaiman é muito bom, leia as resenhas também.
      Obrigado e para você também.

      Excluir