terça-feira, 24 de março de 2015

A REPRESENTAÇÃO DO CORPO FEMININO NAS HQs

Gal Gadot e o problema dela não ser idêntica à Mulher Maravilha


Gal Gadot, a atriz escalada para interpretar a Mulher Maravilha no filme Batman V Superman, desde o início da escolha sofreu um certo preconceito devido a sua pouca semelhança com a personagem desenhada nas HQs.

A Mulher Maravilha que nos deparamos quando abrimos a revista em quadrinhos é uma amazona de seios fartos, magra, alta e com seus músculos aparentes, Gal Gadot diferentemente tem os seios menores e bem magra, o que levou a diversos fãs reclamarem da escolha.

Em uma entrevista recente, a atriz deu uma entrevista e questionada por isso ela disse: “Eles disseram que eu era muito magra e que meus peitos muito pequenos. [Ela ri] Eu realmente tive sorte que nada na minha vida fosse instantâneo. Quando eu era mais jovem, eu iria levar as críticas bem a sério. Mas hoje apenas me chateia. As verdadeiras Amazonas tinham um seio para que não as atrapalhasse com o seu aramamento. Então, não serão como as verdadeiras Amazonas. Sempre tentamos fazer todos felizes, mas não podemos”

Gadot disse uma coisa certa, se os próprios roteiristas de quadrinhos não se mantiveram fiéis a realidade (principalmente por que o público majoritário na época era masculino e que outro jeito melhor que dar atenção a uma personagem feminina do que colocando seios grandes?), por que os filmes deveriam se submeter a “caçar” uma sósia idêntica as HQs?

Claro que em algum lugar devem existir mulheres assim, mas não é exagero exigir que escolham uma atriz idêntica quando nem os personagens masculinos não são assim tão parecidos?


A imagem do corpo feminino nessa mídia sempre foi debatida, pois a grande parte das personagens (retirando algumas poucas) são retratadas com exageros para talvez, aumentar o teor sexual.
O conta argumento que pode surgir com essa crítica é a óbvia: Por que as mulheres deveriam se preocupar e ficarem aborrecidas com corpos esculturais femininos, quando na televisão e filmes, o corpo masculino geralmente é mostrado com peitorais musculosos diferente da realidade?

Não importa que tipo de mídia, o corpo humano sempre sofre, pois a procura é sempre a “perfeição” que não existe. Corpos musculosos, de seios fartos e belezas plásticas. Bonecos, por assim dizer.
É uma sorte que nem todos se sintam incomodados com isso e vejam essa representação da sociedade, apenas como uma forma deturpada e equivocada, assim como Gal Gadot que no máximo fica um pouco chateada, como ela disse.

As revistas em quadrinhos tem mudado um pouco essa visão, devido ao aumento do público feminino
e também o surgimento de algumas personagens diferentes do usual, como a nova Ms. Marvel, Batgirl, entre outras (podemos ver isso na mudança dos visuais dos uniformes).

Não é sempre que surgem polêmicas devido a retratação de alguma arte que deturpa o corpo feminino. No ano passado, uma arte de capa de Milo Manara da Mulher-Aranha foi “apedrejada” devido a sua posição que era muito mais sexual do que para batalha.

Olhando para tudo à volta, se torna até mesmo irônico reclamarmos disso quando temos diversos videoclipes sobre bundas no decorrer do mesmo ano (vide Anaconda).


E claro, era Milo Manara, como não se tornar polêmico.

Um comentário:

  1. A mídia e sua incansável mania de querer criar perfeição onde não existe. Adorei a atitude calma e sensata da Gal!
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir