terça-feira, 19 de maio de 2015

Sansa Stark e a polêmica que seu personagem trouxe

Como a verdade crua pode ser polêmica


Chega a ser irônico se ler em uma página do facebook que a cena tão emblemática do último episódio (passado neste domingo) de Game Of Thrones era apenas uma forma de se “polemizar” e ganhar atenção.

Game Of Thrones tem diversos fãs desde a sua estréia, uma minoria que migrou dos livros, outra maioria que apenas começou a ler a saga devido a série. Depois de tantas mudanças entre o livro e série, já estaria mais que claro, que a série não tem mais intenção de ser 100% fiel.

A cena tão debatida nos últimos dias foi o estupro de Sansa Stark (desculpa se foi algum spoiler para alguém).

A ironia é como “todos” os fãs se tornaram moralistas apenas na quinta temporada da série, sendo que já se aconteceu tanta coisa perturbadora. Alguns, claro, reclamam que não ligam para a cena, mas pelo o que ela representa para o personagem e como isso vai mudá-lo de uma forma completamente diferente do livro.

Mesmo que não pareça, ai também tem uma baita ironia. Na última temporada, a personagem Brienne encontrou o Cão de Caça e o matou. O engraçado é que ninguém reclamou dessa pequena mudança ou de diversas outras que já aconteceram até agora.

Voltando a problemática inicial, a cena de estupro se tornou quase como uma ofença para algumas pessoas. Mas por que? Por ser um estupro? Pois já vimos decapitações, cenas de sexo ao lado de corpos mortos, mutilações, diversas insinuações de estupro, crianças sendo mortas e muito mais.

Mas por que agora o moralismo bateu na porta? Por que dessa vez é diferente do livro?

Talvez tenha sido apenas uma forma de alavancar a série. Os roteiristas talvez quisessem apimentar a história de Sansa e decidiram uma mudança, uma que até mesmo o George R. R. Martin aceitou. Mas que seus fãs, não.

Antes de mais nada, mesmo que seja uma história fictícia que traga magia e dragões ao mundo, o que ocorre em Game Of Thrones estaria situado cronologicamente em nossa idade média. Seria ignorância não aceitarmos que nessa determinada época, coisas piores que estupro ocorriam com todos ali.

Mas claro, ainda surgiu comentários muito piores, do tipo: “Só vejo homem não reclamando da cena. Talvez por que eles não tenham o risco de passar por isso”. Prefiro não fazer um comentário direto sobre isso, mas apenas que fechar os olhos para algo que pode acontecer em qualquer lugar, época, planeta, etc é o pior em toda essa situação.

Os fãs, claro, tem o direito de estarem chateados por mudanças, mas nenhuma série ou filme sempre serão 100% fiéis, pois se o tempo limitado que eles tem não for falar mais alto, a vontade de ter uma coisinha sua nessa imensidão, vai falar.

Mesmo assim, não é como se os personagens retratados não encaixassem perfeitamente na cena. Um homem sádico e louco e uma garota indefesa em um lugar que era seu, mas agora é apenas uma sombra.

Talvez quem esteja reclamando, quer uma história de princesa da Disney, onde Sansa Stark vai dar a volta por cima. Mas diferente da Merida de Valente, Sansa aprendeu a costurar e não a lançar flechas. Sansa aprendeu a ser educada e respeitar os demais e não a ser o mais corajosa possível como a Mulan.

Diferente de sua irmã, Arya, Sansa teve anos de treinamento para ser uma dama, uma dona de casa, enquanto Arya passou todo esse tempo tentando “quebrar o sistema”.

Talvez a verdade nua e crua do que seria aquela época ainda nos impressiona demais.


Uma mudança complicada, mas entre tantas mudanças desnecessárias, talvez essa traga algo de bom (“algo de bom”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário