quarta-feira, 24 de julho de 2013

Resenha #3 Coisas Frágeis Vol. 1 e Vol. 2

   

   Cada autor tem uma pequena história para contar, não importa se é um best-seller ou um conto engavetado ou ainda está em seus sonhos e pensamentos, todo autor tem uma pequena história e esse é o objetivo da profissão, contar essas histórias. Nesses dois volumes de Neil Gaiman, é o que ele faz, ele conta as histórias de personagens distintos, feitas em épocas distintas de sua vida em ocasiões e pedidos diferentes.
   Na primeira página do livro você vê a primeira tentativa que seria o título deste livro, que seria, Essa gente deve saber quem somos e contar que estamos aqui, título grande, mas em homenagem a HQ Little Nemo, mas como certas coisas não saem do Mundo das Ideias, essa saiu e se tornou Coisas Frágeis devido à um sonho de Neil Gaiman, neste ponto, ao ler a introdução do livro, eu senti não como se estivesse a ler apenas contos e histórias que talvez nem pudessem se unir ou entrelaçar, mas senti como se fosse realmente uma parte de Gaiman, seus gostos, seus sonhos, seu talento. Assim como qualquer romance seu, Coisas Frágeis é espetacular.
   Então, na introdução, você encontra uma introdução de como ele chegou a fazer o conto, às vezes ele fala de algum premio de recebeu, mas isto de cada conto. Vou falar dos contos que mais me chamaram a atenção em cada volume:

Página da HQ Little Nemo de onde foi retirada
a foto da primeira página do livro
Coisas Frágeis Vol. 1
  • Um Estudo Em Esmeralda, eu sempre leio os capítulos e geralmente, não a sinopse e fiquei muito intrigado pois, o título, se o modificar Esmeralda por Vermelho, temos o primeiro romance com Sherlock Holmes por Sir Arthur Conan Doyle, Um Estudo Em Vermelho e eu adoro o Sherlock (haha), mas então descobri algo melhor, este conto é uma mesclagem de Sir Arthur Conan Doyle e H.P. Lovecraft, outro autor que merece um comentário separado. Então, o conto é muito bem esquematizado e o Gaiman faz uso o típico "Show, Don't Tell", ele não explica o mundo em que vivem os personagens, apenas mostra fragmentos e espera que você junte, o que é muito legal para fãs de H.P. Lovecraft.
  • O Problema de Susan, tenho que dizer que o livro Coisas Frágeis Vol. 1 te faz pensar em livros antigos e autores célebres. Prefiro não comentar muito e acho que se você pular o parágrafo dele falando sobre o conto, se torna muito mais divertido.
  • Golias, este é um dos melhores, mas também mais confuso por ter sido pedido para se fazer sendo baseado em Matrix, o primeiro filme, mas não deixa de ter um início, um meio e um fim muito bem feitos. É como se você estivesse vivendo na cabeça de um habitante da Matrix, que nem ao menos sabe ser a Matrix, o que o torna muito interessante, recomendo para fãs deste filme, mesmo que não curtam o autor, tentem achar na internet.
  • Como Conversar Com Garotas Em Festas, o título é incrivelmente estranho e te faz pensar "Como assim, Neil?" e eu pelo menos pensei, um conto adolescente romântico talvez, mas como eu digo "Nunca julgue um livro pela capa ou sinopse", você se arrepende. Esse conto não é perfeito, mas é engraçado de certa forma, por que ele junta dois caras, um festa e garotas bizarras e faz um conto de ficção, meio dramático que chega a ser cômico.
Coisas Frágeis Vol. 2
   Neste volume tem diversos poemas, então vou fazer uma pequena lista dos que mais me chamaram atenção, depois dos contos.
   Poemas:
  • Instruções, faz você pensar em um mundo de maravilhas, simples, com poucas regras, mas perfeito com as mesmas.
  • Cachinhos, me fez sentir como criança.
  • Minha Vida, acho que só você lendo para saber, não pode ser explicado em palavras. Ele se inicia desta forma "Minha Vida? Caramba, você não ia querer ouvir a minha vida", na minha cabeça veio a voz o robô Marvin do Guia do Mochileiro das Galáxias dizendo "Vida? Não me fale sobre vida", o que me fez rir na mesma hora.
  • O Dia em que os Discos Voadores Chegaram, eu ri ao fim deste, no faz pensar como damos valor a coisas pequenas que ao reparar você descobre que seriam fúteis para qualquer um.
   Contos:
  • Hora de Fechar, sabe aqueles filmes em que o personagem conta tudo o que aconteceu e no final diz não ter percebido algo crucial, que apenas no fim da situação ele pensa "Me ferrei"? É mais ou menos assim, tem um cara falando sobre suas aventuras em clube e em uma delas, um cara conta uma história sombria. Uma história de muito tempo, que já estava quase sendo esquecida. O que me fez ter calafrios e curiosidade no texto de introdução é que ele diz que até certo ponto é real.
  • O Dia dos Namorados de Arlequim, de certa forma é triste e lindo. Um romance sobrenatural. Gaiman transforma um personagem sobrenatural, um palhaço, de certa forma, em um bobo romântico e no fim você percebe que todo romance tem uma perda.
  • Como Você Acha que Me Sinto, outro romance romântico de Gaiman. Só que com uma pitada sobrenatural, como sempre e desta vez de sexo, se você não gosta de cenas de sexo, o pule, não tem muito, mas tem certos palavreados e etc. Ele se desculpa no livro e avisa, então é so ler a introdução antes, mas eu não o pularia, é bem escrito com um final maravilhoso e tem aquela essência de loop, em que o autor começa a história no fim.
  • Quem Alimenta e Quem Come, eu fiquei meio horrorizado, principalmente com a idosa que aparece na história. Novamente, Gaiman usa o famoso "Show, don't tell" e te mostra detalhes, esperando que você os una e no fim saiba do que ele esta falando.
 
Neil Gaiman
   Em ambos os livros, tem outros contos ótimos, mas em minha opinião e quando eu li, estes foram ótimos. No primeiro livro, tem o conto O Monarca do Vale e recomendo que leia Deuses Americanos, por que este conto é com o personagem principal deste romance, o que torna um pouco confuso, mas se não se importar, leia, dá para entender tudo. O problema é que ele não se prende em detalhes desnecessários do personagem, tipo, características físicas.
   Acho que é isso, o primeiro livro tem 205 páginas e 10 contos, sem poema algum, o segundo tem 166 páginas com 22 contos e poemas. Em minha opinião, eu gostei mais do primeiro, mas o segundo tem os seus pontos fortes. Recomendo para os que escrevem contos, totalmente, te mostra que nem todo conto precisa ter sei lá, dez páginas, que é só ter um início, meio e fim, um personagem, uma história e a vontade de escrever. E também recomendo para os fãs assíduos de Neil Gaiman, assim como os que querem uma leitura diferenciada.
   Obrigado, do dono da pagina Portico.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário