quarta-feira, 31 de julho de 2013

Livros Vs. Filmes: Jogos Vorazes



   Pela euforia de em pouco tempo voltarmos a ver a maravilhosa "Katnip" de volta às telas pensei em fazer o primeiro Livros Vs. Filmes com o Jogos Vorazes. De início que comecemos a comentar e falar sobre o primeiro filme e assim finalizamos com a nossa espera pelo segundo filme.
   De início, comecemos pela a história:
   Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

   
   Livro: Me recordo que eu li o primeiro capítulo na submarino e realmente fiquei encantado. Não sabia de Panem ou de todo o resto, na verdade nem ao menos era o primeiro capítulo e sim o qual chamam o nome de Primrose Everdeen, com o final da leitura deste logo procurei o livro para baixar. Toda a trilogia li em menos de uma semana e fiquei encantado do início ao fim, pois (1) eu gosto muito de personagens principais femininas e desta vez, a personagem de Suzanne Collins, Katniss, me cativou totalmente por sua força, coragem e determinação que em alguns aspectos me lembrou Hermione e em outros me fez pensar "Ela não é mais alguma Bella" - não estou falando mal, diga-se de passagem, também li Crepúsculo - e (2) aprecio a ideia de uma grande "Pangeia" colhendo crianças para um ritual cheio de sacrifício consagrando um vencedor me deixou muito interessado, o que fez a mesma deixar de ser apenas um infanto-juvenil puxando a atenção de várias outras faixas etárias.
   Logo ao sair o filme ou se preferir o livro, muitos que não gostaram da ideia de Suzanne Collins disse: "Uma cópia de Battle Royale" que é um filme e mangá de crianças de uma sala em que os adultos estão, por assim dizer, de "saco cheio" da rebeldia destas crianças e a mandam para um arena para matarem uns aos outros. Quero deixar claro que eu vi o filme e ainda li o mangá e ambos não são apenas crias de pessoas distintas como também tem ideais diferentes, quero dizer, Battle Royale é sangrento e é sobre alunos rebeldes e Jogos Vorazes tem certos ideais revolucionários  sem contar de como são escolhidas as crianças, através de um sorteio.
   

   Filme: Cheguei no cinema e já havia passado toda a introdução do filme, o que me deixou muito tenso, estava com meus amigos e eles nem aos menos sabiam a introdução da história. Dei um breve resumo e eles ficaram cativados com o que disse e pensei "Espero que o filme também cative desse jeito". Eu deveria ter uma política de não ver os trailers para não criar esperanças, mas desta vez, devo dizer que não me arrependi. Tirando algumas cenas que não foram incluídas, coisas talvez irrelevantes e o ferimento de Peeta, que no livro é "Oh, meu Deus, acho que ele tá morrendo", o filme até superou as minhas expectativas  Os atores escolhidos tiveram interpretações ótimas, não digo apenas a Jennifer Lawrence, mas o ator que fez o Cinna, o Lenny Kravitz, como também a Effie, o Haymitch, a Rue. Eu poderia ficar o dia todo falando de cada personagem, mas quero ser breve.
   Ao fim do filme, fiquei já imaginando cada detalhe do segundo filme de como poderia ser, pois diferente de O Ladrão de Raios, por exemplo, o primeiro filme de Jogos Vorazes não interfere ou modifica a história do segundo livro.
   Um detalhe que eu acho importante frisar é que para mim, o filme seria chato, digo isso por que mesmo que tenha cenas de tirar o fôlego, todo o livro se passa em primeira pessoa, então tem cenas que é apenas a Katniss pensando "O que eu vou fazer?" e eu pensei que talvez o filme ficaria nessa ladainha dela sempre pensando algo e explicando por que estava fazendo isso, mas então eles tiveram a ideia genial de por apresentadores, explicando sobre os patrocinadores e etc durante o filme. O que fez momentos de primeira pessoa da Katniss se tornarem mais interessantes.
   E nem preciso falar sobre o figurino. Veja o trailer do primeiro filme e se recorde dos belos momentos (haha):



   Em Chamas, livro e filme: Só tive a certeza que teria um segundo livro, quando li a última parte e vi que ambos ficavam vivos, pois se não fosse com a Katniss e o segundo livro fosse anos depois sobre a filha dela, eu não leria. O que tornou uma continuação criativa e bem interessante, pois é como se ela contasse o início da mudança de Panem no primeiro livro e este como se fosse uma consequência e desenvolvimento desta mudança.
   Durante todo o livro temos o famoso 75° Jogos e pensamos, dessa vez não tem jeito, ambos irão morrer, pois dessa vez não é com algum punhado de profissionais. Todos naquele campo venceram. De acordo com as imagens, vemos que os figurinistas e o pessoal da produção não perderam o punho para escolher e desenvolver todo o nosso mundo de Panem. A cada foto que se passava, eu pensava: "Não creio, está idêntico", então não acho que nos decepcionaremos facilmente. Talvez um ferimento à menos ocorra, mas nada que nos deixe tensos.
   Como podem saber, está história terá dois ambientes, o campo de jogos e os ditritos, isto é, de início contemplaremos os distritos coma viagem de Peeta e Katniss e também teremos mais drama durante a mesma, o que dependera um pouco mais da atuação dos atores principais e de alguns que nem apareceram tanto no primeiro filme, como a mãe de Katniss e Primrose.
   Os efeitos é outro detalhe que terá bastante, este campo é muito diferente do outro e as surpresas não serão poucas.
Pensei que iam errar no vestido de Katniss, mas está perfeito, exatamente como descrito no livro. E a Effie ainda cativando com suas roupas e cabelo extravagantes.

   Para quem não leu: Se puder pegar este livro o mais rápido possível e ler antes de ver o segundo filme, seria muito bom. O filme é muito bom, mas em um patamar não se esquipara ao livro.
   Nesse Batalha de Livros e Filmes tenho que admitir que mesmo que o livro seja melhor, nenhum dos dois vence. É um belo empate, comentem se não concordarem;
   Então, acho que é isso, fiquem com o trailer do segundo filme e esperem, pois nossa querida Katniss estará nas telinhas próximo a você em breve.


Um comentário:

  1. Olá. Estou muito bem e feliz por ter passado aqui. E espero que passe mesmo, fico feliz com sua visita.
    E já dei uma olhadinha no seu blog e adorei.
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir